Resenha Relâmpago

Mensalmente, a Vanessa Spinosa traz para você uma resenha sobre algum título literário.

RR#42 A família Manzoni, Natália Ginzburg

Se você gosta de saber do cotidiano das famílias no passado, essa será uma ótima oportunidade. Mas, também, você precisa ter fôlego de leitura, porque A família Manzoni é uma obra extensa.

RR#41  A mulher de pés descalços. Mukasonga

Sobre a autora  Scholastique Mukasonga nasceu em 1956 e é franco-ruandesa. Vive e trabalha atualmente na região da Baixa Normandia, na França. Ela tem formação em Serviço Social e já ganhou diversos prêmios literários. Sobre o livro  ele é em formato pequeno, quase edição de bolso, mede 112 x 180 mm, tem as folhas em papel pólen, as folhas são levemente amareladas. A fonte é muito agradável para leitura. Tem a capa, orelhas quase do tamanho da capa da obra com informações sobre a obra e a autora. A editora fez um bom trabalho de edição e tradução. Resenha  ‘A…

RR#40 A família Medeiros. Júlia Lopes.

Sobre a autora Júlia Valentim da Silveira Lopes de Almeida era carioca e viveu e morreu nesta cidade entre os anos de 1862 e 1934. Era filha de emigrados portugueses, sendo seu pai um médico. Ela foi uma escritora, cronista, teatróloga e abolicionista brasileira. Segundo a sinopse sobre ela no site da amazon kindle, “foi uma das escritoras mais ativas e mais lidas de seu tempo, mas, como muitas outras, passou por um processo de apagamento histórico que ainda não foi de todo reparado”. Sobre o livro ele é um e-book, possui 10 MB e seu modo de acesso é…

#RR39 Rakushisha. Adriana Lisboa

O livro se trata de uma trama em trânsito. Nesse caso, geográfico, Brasil e Japão, e interior, mais claramente de Celina e Hakuri. Os deslocamentos fazem parte de todo o livro o que dá sempre essa sensação de mudança, incômodo, de ter que se recolocar no mundo. 

RR #38 Reinventando Denise. Aureliano Medeiros

Caso você pense em estar onde todo mundo passa férias e gostaria de morar, essa obra vai te ajudar bastante! O livro de Aureliano, o segundo que damos aqui uma Resenha, é um excelente convite para que cada pessoa conheça mais a cultura potiguar (já que água de coco e pé na areia é muito pouco para entender mesmo o que é ser ‘comedor de camarão’).

RR #37 De onde eles vêm. Jeferson Tenório

E, olhando para todos ao meu redor, naquele momento entendi que de certo modo a minha luta era defender o meu direito à alegria. O livro recente de Tenório ainda está no mesmo macro tema: educação, racismo, desigualdade social, ou seja, segue nos envolvendo e nos fazendo perspectivar sobre as bases sociais e políticas do sistema ultracapitalista no qual vivemos. Joaquim certamente vai te comover.

RR #36 Niketche. Uma história da poligamia

A autora moçambicana Paulina Chiziane, premiada e reconhecida globalmente, escreve sobre a complexidade da experiência feminina em Moçambique no livro “Niketche”. A obra examina o patriarcado, colonização e a diversidade cultural, traçando um retrato íntimo da protagonista Rami e das mulheres em seu entorno. É leitura obrigatória para vestibulares.

RR 35 Corpo Desfeito – Jarid Arraes

Sobre a autora: nascida em juazeiro do norte, na região do cariri (CE), em 12 de fevereiro de 1991, Jarid Arraes é escritora, cordelista, poeta e autora do romance “corpo desfeito” e do premiado “redemoinho em dia quente“, vencedor do prêmio biblioteca nacional, do APCA de literatura na categoria contos e finalista do prêmio Jabuti. Jarid também é autora do livro de poemas “um buraco com meu nome“, da coletânea “heroínas negras brasileiras em 15 cordéis“ e de “as lendas de dandara”. atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o clube da escrita para mulheres e tem mais de…

A Espera

Resenha Relâmpago Ep. 13