RR #35 Homens sem Mulheres de Haruki Murakami

em

Sobre o autor: Haruki Murakami é um escritor, musicólogo e tradutor japonês radicado nos EUA. Ele nasceu em Kioto, em 1949. Ele tem um curso de Artes Teatrais e foi dono de um bar de jazz durante sete anos antes de se tornar exclusivamente escritor (ficção e não-ficção) e tradutor. Produziu cerca de 18 obras, algumas delas traduzidas para vários idiomas. Coleciona mais de 9 premiações por suas obras.

Sobre o livro: O livro tem um formato padrão e papel pólen com uma diagramação e fonte bem agradáveis para a leitura. Ele tem 23 x 14.6 e 238 páginas. É uma edição de 2015 mas já é sua 7ª reimpressão. Possui um sumário com sete títulos/contos.

Resenha sobre a obra:

Esta é a primeira obra lida deste famoso autor japonês. Ainda que o filme Drive My Car já tenha sido visto, a leitura deste e de outros contos de Murakami foi uma experiência bastante diferente. A escrita dele é algo que te faz interessar. Os contos precisam disso de uma maneira muito peculiar, porque necessitam te conectar com a história em um curto espaço de leitura. O autor consegue fazer isso super bem. O título chamou a atenção, sobretudo porque poderia ser uma ampliação das noções sobre o patriarcado dentro de uma visão oriental. Homens sem mulheres, já em si, é uma espécie de homenagem ocidental que o autor faz a Hemingway e, durante os sete contos, o fará com outras referências do ocidente. Será que as bases ocidentais de Murakami o fazem ser celebrado em tantos países? Ele já foi traduzido para 50 idiomas, fica aí a reflexão. 

Os sete contos são lidos de forma muito fluida, em todas, como podemos imaginar, temos a figura de mulheres e relações heteronormativas com homens. É uma espécie de visão masculina e patriarcal, com o filtro da cultura nipônica, que os homens podem ter sobre as mulheres. Tudo gira em torno dos sentimentos dos homens, de solidão, angústia, prazer, solidariedade. Nada se foca positivamente nas mulheres, já pode-se adiantar. Elas são traiçoeiras, analgésicas quando necessário, divertimento sem aprofundamento em suas vidas, são as que abandonam, quebram o coração e etc.

Toda a escrita é formulada dentro do eu masculino sem qualquer tipo de constrangimento, se pode adiantar, e, certamente, na cultura ocidental muitos homens se sentirão confortáveis ao ler os contos de Murakami. 

Para saber mais:

Web page do autor: https://harukimurakami.com/author 

Wiki do autor: https://pt.wikipedia.org/wiki/Haruki_Murakami 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.