Pequena justificativa para esse projeto

Esse projeto nasceu tendo como afluência dois mananciais: um desejo e uma motivação. Ainda durante minha graduação como historiador sempre enxergava a falta, o vácuo, que a divulgação do conhecimento histórico causava na sociedade e na cultura de forma geral, não era incomum em rodas de amigos ou familiares exteriores e alheios aos muros acadêmicos ouvir continuamente chavões e lugares comum tanto sobre a história, o passado, a memória e diversos outros temas desse campo do conhecimento tão rico, vasto e dinâmico. Foi então que surgiu o desejo de fazer alguma forma de divulgação do conhecimento histórico, seja através de textos, vídeos ou imagens.

Sempre tive muito apresso, e gosto de pensar que muita aptidão, para a comunicação, tenho alguma facilidade em explicar, em traduzir para a linguagem acadêmica a linguagem popular, assim como o caminho inverso, fora a latência por transmitir, admitindo, evidentemente, a possibilidade dessa transmissão, algo que sinto ou penso para terceiros.

A afluência dessas águas me possibilitou fazer um tipo de divulgação do conhecimento histórico com rigor acadêmico porém acessível em termos de estrutura e linguagem para entusiastas, e acredito que essa seja a palavra chave para o entendimento e consumo desse projeto, do conhecimento histórica. Aqui, somos todos entusiastas da história, do passado, da memória e dos mais diversos temas que esse campo do conhecimento tão rico, vasto e dinâmico pode proporcionar.

Bruno Rosa