O Inferno (Divina Comédia) | Medievalíssimo Drops

Dante Alighieri – Divina Comédia III

Você também pode ouvir esse drops no miniplayer abaixo e nos apps de podcasts

Para ouvir o episódio basta apertar o play no miniplayer acima

Você também pode ouvir o episódio no Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts, Castbox e no Deezer além de demais agregadores de podcasts. Você também pode baixar o episódio usando esse link

Assine: Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts |Castbox | DeezerAndroid | RSS


Divina Comédia, maior obra de Dante Alighieri, está dividida em três partes. Depois do canto introdutório, inicia-se a expedição de Dante ao mundo impalpável do além-túmulo com o poeta Virgílio como guia e mentor. O primeiro local visitado é o Inferno. Segundo o poema, toda a região foi criada quando Lúcifer caiu do Céu. A cratera resultante de sua desgraça, compõe o mundo da danação eterna, estando a região dividida em um vestíbulo ou Ante-Inferno, nove círculos, três vales e quatro esferas.

Esquema de Sandro Botticelli do Inferno

Para adentrar esta zona de infinitas dores, não há necessidade de chave, pois não há trancas ou obstáculos. Há apenas um aviso no portal “Deixai toda a esperança, vós que entrais!”, ou seja, não existe possibilidade de revogação da pena. Ali só existe choro e ranger de dentes. Passando pelo umbral, o herói começa sua aventura no Ante-Inferno, onde estão todos aqueles que nunca conseguiram tomar uma decisão em vida. São aqueles que ficaram em cima do muro, acovardando-se perante as necessidades. Eles são torturados por picadas de insetos e tem seus corpos comidos por vermes enquanto são obrigados a correr em fila atrás de uma bandeira.

Continuando sua epopeia, os companheiros de viagem precisam atravessar o rio Aqueronte para chegar ao primeiro círculo infernal. Dante é impedido de continuar porque não pode entrar na barca de Caronte, pois seu corpo ainda vivo é pesado demais. Os poetas precisaram passar por uma das outras entradas. Nesse momento, Dante desmaia de terror.

Quando volta a si, Virgílio lhe conta que eles se encontram no círculo inicial do Inferno. Este local, chamado de Limbo, é ocupado por todas as almas que eram boas, mas que não foram batizadas. Os pensadores gregos e romanos e outras personalidades da Antiguidade estão ali, bem como as crianças que morreram muito jovens. Todos vivem no escuro e no silêncio.

Seguindo em frente, os viajantes chegam ao segundo circuito onde se dá o julgamento dos mortos. Dali estes seguiriam diretamente para o local no qual pagariam suas penas. Logo após o tribunal, descortina-se um vale com ventos fortíssimos que atormentam todos aqueles que se deixaram levar pelas paixões. São os luxuriosos. No próximo círculo, Dante é impactado pela presença de Cérbero. O cão de três cabeças que é responsável por manter os gulosos submersos em um lago de lama putrefata.

Dante e Virgílio atravessando o rio Estige, por Eugène Delacroix

O quarto círculo é formado por várias montanhas. Esta é a região onde estão os gananciosos de toda sorte. Eles devem empurrar todas as riquezas por eles acumuladas, e que se transformaram em pedras gigantescas, uns contra os outros sem descanso. Seguindo em frente os poetas alcançam o quinto círculo dos iracundos. Eles são imersos no sangue fervente que forma o rio Estige. Atravessando o rio, Dante e Virgílio entram na cidade de Dite, cercada por um grande fosso fogo. Ela separa os transgressores que pecaram sem intenção daqueles que eram conscientes de seus atos. Os anjos caídos guardam suas muralhas e portões.

Com a ajuda de um enviado do Céu, os viajantes conseguem seguir em frente, sempre descendo. O Cemitério de fogo, sexto círculo, abriga os hereges. Eles estão confinados em túmulos coletivos onde são queimados por labaredas eternas. No fim deste círculo, os viajantes sentem um cheiro nauseante. Ali eles encontram o sétimo círculo, reservado aos violentos que estão distribuídos por três vales: o do rio Flegetonte – onde estão aqueles que cometeram violência contra o próximo -; o Vale da Floresta dos Suicidas – local daqueles que cometeram violência contra si mesmos -; e o Vale do Deserto Abominável – destinados aos que foram violentos contra Deus.

Impressionado, Dante continua seguindo Virgílio até o oitavo círculo chamado Malebolge. Feito de ferro, ele está dividido em dez fossos, sendo cada um deles destinados a um tipo diferente de fraudador (rufiões, sedutores, aduladores, simoníacos, adivinhos, corruptos, hipócritas, ladrões, maus conselheiros, semeadores da discórdia, falsificadores).

O último círculo, o lago Cocite, está reservado aos traidores. Estes estão distribuídos em quatro esferas diferentes dependendo da gravidade do pecado. Ali é o local mais profundo do Inferno… ali estão os mais vis pecadores. Os tormentos são tão terríveis que o próprio Satanás se encarrega das almas danadas, onde o frio eterno reina e onde os horrores são completos.

 Dante e Virgílio no Inferno, por Bouguereua 

Contato: medievalissimo@gmail.com

Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em www.catarse.me/clio e conheça a nossa campanha de crowdfunding no Catarse, a partir de R$ 5,00 você já ajuda o Clio a se manter no ar e produzir mais conteúdos para vocês

Financiadores desse post

Beatriz Aguiar, Cristina Lima, Gabriel Bastos, Gui Aschar, Paula Guisard, Reverson Nascimento, Rosana Vecchia, Suzana Athayde, Vaness Spinosa

Para todos vocês, nosso muito obrigado!

Você também pode nos financiar via PicPay. Você pagou aquele boleto, deu cashback e você não vai usar, não vai fazer falta? Então porque não apoiar um projeto de comunicação e educação histórica. Procura a gente lá em https://app.picpay.com/user/cliohistoriaeliteratura

Siga o Clio nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.