Nasce Carolina de Jesus | Hoje Na História

14 de Março de 1914

Em 14 de março de 1914, há exatos 106 anos, nascia a escritora Carolina de Jesus, em Sacramento, comunidade rural em Minas Gerais. Com a morte de sua mãe em 1937, ela resolveu se mudar para São Paulo. E em 1947 se instalou na exista Favela do Canindé, na zona norte da cidade. Lugar em descrito em seu mais conhecido livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960). Grávida e desempregada, Carolina foi catadora, fazia coleta de materiais recicláveis, lavava roupas para fora, realizava faxinas, dava aulas de alfabetização em casa, enquanto escrevia seu livro. Até ser publicado com mais de 10 mil exemplares, e esgotando-se em apenas uma semana. Entre suas obras estão: Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada (1960), Casa de Alvenaria (1961) Pedaços de Fome (1963), Provérbios (1963). Obras póstumas: Diário de Bitita (1982), Meu Estranho Diário (1996), Antologia Pessoal (1996), Onde Estás Felicidade (2014). Carolina de Jesus escritora foi uma das primeiras escritoras negras brasileiras. Em seus livros mostrava o cotidiano da periferia, da favela, dando voz aos pobres, mostrando a força da mulher que era em meio as dificuldades e desigualdade. Trazendo um ponto de vista essencial e esquecido pela literatura. Difícil dizer sobre Carolina de Jesus em um post, e tamanha força e importância que ela tem para nosso país, mulher negra, guerreira que lutou e abriu nossos olhos para a realidade.

Na imagem foto da escritora Carolina de Jesus autografando livros sem data definida


Conheça nossa campanha de financiamento contínuo

Entre em https://apoia.se/cliopodcasts e ajude a partir de R$ 1,00 mensais a manter esse projeto no ar e produzindo cada vez mais conteúdo acessível para todas e todos.

Siga o Clio nas Redes Sociais!

1 comentário Adicione o seu

  1. Interessante. Li Quarto de Despejo há muitos anos. Lembro-me de ser um registro muito triste. A pobreza, a desigualdade econômica é tema muito recorrente em nossa literatura. Carolina merece nossos parabéns, as editoras que a publicaram também merecem; enfim, os leitores que até hoje dão atenção a essa mulher guerreira e talentosa também merecem nossos parabéns…pena que nós, brasileiros, não conseguimos nos unir de verdade para nos tornarmos uma nação mais solidária e próspera…

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.